O Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd da Polícia Militar de Minas Gerais foi homenageado em Santa Catarina. O Coordenador Operacional e Metodológico do programa, Capitão Hudson Ferraz, foi agraciado com a medalha instituída pelo Decreto Estadual nº 2818/2009, destinada a condecorar pessoas físicas e jurídicas civis, personalidades, órgãos públicos nacionais ou estrangeiros, e militares estaduais e das Forças Armadas, que tenham contribuído ao engrandecimento do Proerd.
O Capitão Ferraz foi condecorado durante o 11º Seminário Estadual, que contou com a participação de 273 instrutores de Santa Catarina e de 25 policiais militares dos Estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.
A Coordenadora Executiva do Proerd em Santa catarina, Capitão Gabriela Rafaela Xavier Lins, disse que a PMMG desenvolve um excelente trabalho no Estado. "Temos uma grande parceria com Minas Gerais e, claro, não poderíamos deixar de homenagear o Capitão Ferraz que realiza um programa excepcional. Em Minas, os militares que atuam no programa têm um grande incentivo do governo e isso é de fundamental importância para o bom andamento do Proerd."
Para o Oficial, receber a comenda significou coroar um trabalho desenvolvido ao longo dos anos no estado mineiro. "Estou na coordenação desde 2002 e este reconhecimento demonstra como o Proerd é referência no país.", destacou o Cap Ferraz, que lembrou ainda que os militares de Santa catarina desenvolvem seus trabalhos no Proerd baseado em um treinamento aplicado em Minas Gerais, o projeto "Caindo na Real."
CAINDO NA REAL
O projeto representa mais de 20 anos de pesquisa do Projeto de Estratégias de Resistência às Drogas (Drug Resistance Strategies - DRS) que descreveram o processo de oferta de drogas, respondendo a questionamentos - "quem, o quê, onde, como e porque" - além de descrever meios eficazes para a juventude recusar ou resistir a essas ofertas.
No Caindo na Real, os jovens com idade entre 12 e 14 anos, participam de uma abordagem multicultural baseada na escola, sendo incorporados ao currículo valores que focam a orientação familiar, o respeito, o tratamento pessoal e simpatia. O projeto é composto de 10 lições, que utilizam atividades lúdicas de modo a envolver os alunos em sua própria aprendizagem, orientando habilidades de resistência, avaliação de riscos, tomada de decisões, suporte social, resolução de conflitos, questões legais e condutas diante do fenômeno das drogas, utilizando como recursos a mobilização de estudantes, suas famílias e comunidades.
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